lêvedo - meaning and definition. What is lêvedo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is lêvedo - definition

ORGANISMOS UNICELULARES MICROSCÓPICOS DO REINO DOS FUNGOS
Levedo; Fermento; Leveduras; Fermento biológico; Levedo de cerveja; Fermento de padeiro; Lêvedo
  • Leveduras da espécie ''Saccharomyces cerevisiae''
  • Célule de levedura

lêvedo         
adj (lat vulg *levitu, de levare)
1 Fermentado.
2 Aumentado de volume, crescido, afofado (diz-se da massa fermentada)
sm Bot
1 Nome comum de fungos ascomicetes do gênero Saccharomyces, que atuam sobre as massas farinhosas, provocando fermentação que liberta ácido carbônico.
2 Qualquer cogumelo responsável pela fermentação alcoólica. Var: levedo.
Lêvedo         
adj.
Que se fermentou.
Que aumentou de volume, (falando-se da massa fermentada).
(Do rad. de levedar)
Levedura         
As leveduras são organismos unicelulares microscópicos, classificados no reino dos fungos, tal como os bolores e os cogumelos. São muito diversas entre si, podendo ser classificadas com base em características distintivas como a morfologia das colónias e a fisiologia das células.

Wikipedia

Levedura

As leveduras são organismos unicelulares microscópicos, classificados no reino dos fungos, tal como os bolores e os cogumelos. São muito diversas entre si, podendo ser classificadas com base em características distintivas como a morfologia das colónias e a fisiologia das células. As leveduras podem ser classificadas em dois filos - Ascomycota ou fungos sac, e Basidiomycota ou fungos superiores. As leveduras de gemulação, frequentemente usadas pelo homem na indústria alimentar, são conhecidas como "leveduras verdadeiras" e são classificadas no filo Ascomycota, na ordem Saccharomycetales.

A espécie mais comum é Saccharomyces cerevisiae, conhecida vulgarmente como levedura de padeiro ou da cerveja. Isto deve-se ao seu papel milenar na produção de pão e bebidas alcoólicas, devido à sua capacidade de realizar fermentação alcoólica, sintetizando etanol e dióxido de carbono, através do consumo de açúcares. O etanol é o álcool presente nas bebidas alcoólicas fermentadas, e o dióxido de carbono é o responsável pela gaseificação da cerveja e pela expansão da massa do pão. A produção de dióxido de carbono que faz levedar a massa do pão foi a razão do nome destes organismos, dado que a etimologia da palavra levedura tem origem no termo latino levare, que significa crescer ou fazer crescer.